Atuação da OAB garante inclusão pioneira de tema vinculado ao Estatuto do Idoso no XXIII Exame de Ordem
Consulta processual
Voltar

Atuação da OAB garante inclusão pioneira de tema vinculado ao Estatuto do Idoso no XXIII Exame de Ordem

A OAB Paraná obteve uma importante vitória em defesa dos direitos da pessoa idosa. A atuação da Comissão dos Direitos do Idoso, com o apoio e participação da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, garantiu a inclusão pioneira de questão relativa ao Estatuto do Idoso no XXIII Exame de Ordem Unificado. Confira a manifestação da advogada Rosângela Maria Lucinda, presidente da Comissão de Direitos do Idoso, sobre a conquista:

INCLUSÃO PIONEIRA NO XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO DE TEMA VINCULADO AO ESTATUTO DO IDOSO

A Comissão dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, através do Ofício nº 147/CEEO/2017 propôs a implementação do contido no artigo 22 da Lei 10.741/2003, com a inserção de questões pertinentes ao Estatuto do Idoso combinado com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos direitos humanos das pessoas idosas, no Exame de Ordem Unificado.

Esta é uma proposta inédita que teve por escopo valorizar o exercício da cidadania em defesa dos direitos da pessoa idosa. Além disso, está em consonância com o primeiro instrumento internacional juridicamente vinculante voltado para a proteção e a promoção dos direitos das pessoas idosas, conforme preconizado na Convenção acima citada.

A presente proposta tramitou perante a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PR, tendo merecido acolhida.

De todo modo, considerando os limites das competências das Comissões desta Seccional, deliberou-se que a solicitação deveria ser encaminhada à Douta Coordenação Nacional do Exame de Ordem para apreciação e, subsequente encaminhamento à banca examinadora prevista no art. 8º do Provimento 144/2011 do CFOAB.

De forma gloriosa, o XXIII Exame de Ordem Unificado realizado no último dia 23 de julho, consagrou o cumprimento da exigência legal, destacando-se a vitória, o protagonismo e o pioneirismo da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR com o apoio e participação da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PR, ao conter em seu arcabouço questão relativa ao Estatuto do Idoso (18 ou 19 dos cadernos de provas).

Registre-se, assim, um momento histórico para a Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná, pois se trata de mais uma obra produzida e executada por esta Seccional, de repercussão Nacional, em que a pessoa idosa alcança visibilidade em todo o seu universo, em consonância com a Constituição da República, Estatuto do Idoso e Convenção Interamericana sobre a proteção dos direitos humanos das pessoas idosas.
A partir deste momento, aguarda-se a aplicabilidade em sua íntegra, do artigo 22 da Lei 10.741/2003, qual seja, a inserção em todos os níveis de ensino formal, conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso”.

Dra. Rosangela Maria Lucinda
Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso

Fonte: OAB-PR

Voltar