OAB derruba recurso contra projeto que criminaliza violação de prerrogativas
Consulta processual
Voltar

OAB derruba recurso contra projeto que criminaliza violação de prerrogativas

Após forte atuação da diretoria do Conselho Federal da OAB junto a senadores em articulação que envolveu a participação ativa dos presidentes das seccionais da Ordem bem como dos conselheiros federais foi confirmada a tramitação do Projeto de Lei do Senado 141/2015, lei que criminaliza a violação de prerrogativas de advogados. No dia 9 de agosto, a proposta foi aprovada por unanimidade em caráter terminativo na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado e aguardava apenas o prazo para interposição de recursos para ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.

A confirmação do resultado obtido na CCJ do Senado é de suma importância. Havia a possibilidade de contestação do resultado, o que não ocorreu, graças ao trabalho de convencimento e diálogo liderado pela Ordem. A OAB conseguiu demonstrar de forma inequívoca a importância da proposta no sentido de proteger o direito de o cidadão ser representado em sua plenitude, usufruindo de todas as prerrogativas previstas por lei.

“Garantimos que não houvesse recurso no projeto que criminaliza o desrespeito as prerrogativas, revertendo inclusive um considerável contingente de votos contrários a proposta aprovada na CCJ. Um trabalho conjunto dos representantes da advocacia, que se dedicaram a esclarecer os propósitos do projeto. Um novo capítulo se escreve para a defesa das prerrogativas. A advocacia, mais do que nunca, será respeitada”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Segundo ele, esse trabalho continuará em plena atividade para garantir a aprovação na Câmara dos Deputados.

“Como disse quando da aprovação da proposta, comemoraremos o dia e o mês da Advocacia com essa vitória que significa o fortalecimento de nossa atividade profissional e da própria cidadania. Seguimos com a esperança de comemorar, em breve, a sanção presidencial”, disse o presidente nacional da OAB. “O projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia é uma das principais bandeiras – senão a principal – de atuação do Conselho Federal da OAB nesta gestão e ao longo de sua história”, acrescentou Lamachia.

Fonte: Conselho Federal

Voltar