Válida lei que regulamenta espaços para doação de animais
Consulta processual
Voltar

Válida lei que regulamenta espaços para doação de animais

Por unanimidade, os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS julgaram constitucional a Lei nº 4.617/2017, do município de Viamão, que dispõe sobre a utilização de espaços públicos para realização de feiras de adoção de animais domésticos.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a norma foi proposta pelo Prefeito de Viamão, que alegou violação ao princípio da separação dos Poderes e que a legislação trata de matéria relativa a serviços públicos, cuja iniciativa é de competência do Poder Executivo Municipal.

Decisão

O relator do processo foi o Desembargador Vicente Barroco de Vasconcellos, que julgou improcedente a ADIN. Conforme o voto, a lei regula matéria de interesse local, não desbordando dos limites fixados nas Cartas Constitucionais.

No voto, o magistrado também afirma que lei não prevê a criação de quaisquer atribuições a órgãos da administração pública, nem impõe ampliação de despesa, "mas tão somente a fiscalização em atividade de cunho social, cultural e ambiental".

"A norma em análise, ao disciplinar a utilização de espaços públicos para a adoção de animais domésticos de Viamão, para exploração por associações, ONGs e Protetores de animais, não tratou da organização e funcionamento da Administração Municipal, não criando deveres, obrigações ou atribuições para qualquer órgão do Município, restringindo-se a regular matéria de interesse local", afirmou o relator.

O voto foi acompanhado pela unanimidade dos Desembargadores do Órgão Especial.

Processo nº 70075479527

Fonte: TJ-RS

Voltar